Suar emagrece? Queima calorias?

Você está correndo em grupo, quando, de repente, olha para os lados e percebe que todo mundo está suando muito mais (ou menos) que você. Todos vocês estão fazendo o mesmo percurso no mesmo ritmo. Isso quer dizer que a pessoa mais suada está de alguma forma se exercitado mais? Suar emagrece ou queima mais calorias?

As pessoas pensam que suar emagrece a décadas. Mas podemos realmente medir o resultado do treino com base apenas nisso?

Leia mais

Por que sofro com suor excessivo?
11 maneiras de tirar cheiro de suor das roupas de treino
É normal não suar durante o treino?

Conversamos com Bryan Saltzman, médico do esporte da Carolina do Norte, e Natasha Trentacosta, especialista em medicina esportiva de Los Angeles, para descobrir por que algumas pessoas parecem transpirar muito mais do que outras e descobrir se o suor em excesso queima mais calorias ou emagrece.

Suar emagrece? Ou, suor em excesso é um sinal de que você está queimando mais calorias?

O que todo mundo diz

Suar uma cachoeira durante o exercício significa que você fez um bom treino. Ou seja, queimou muita gordura e/ou calorias. O suor é basicamente um sinal universal de esforço, por isso é fácil supor que quanto mais você sua mais intenso o treino.

O que a ciência diz

Aqui vai uma explicação rápida do objetivo do suor: essas gotinhas são a maneira do seu corpo manter uma temperatura normal quando ele fica mais quente – o que acontece quando você treina.

“Nossas glândulas sudoríparas produzem uma secreção rica em água na superfície da pele”, diz Bryan. Quando o suor evapora da pele, o resultado é um efeito de resfriamento natural, o que ajuda a impedir que a temperatura do corpo fique muito alta.

É verdade, porém, que algumas pessoas parecem muito mais suadas que outras. “Nem todo mundo transpira a mesma quantidade ao fazer a mesma atividade”, diz Natasha. Sim, seu nível de condicionamento físico tem uma responsabilidade nisso, “quanto melhor você se exercita, mais eficiente seu corpo se torna na regulação da temperatura”, diz Bryan.

Mas há outros fatores em jogo. Os homens geralmente transpiram mais do que as mulheres. E as pessoas mais pesadas tendem a suar mais do que as que pesam menos. E, ainda assim, é totalmente possível que duas pessoas do mesmo sexo, tamanho e nível de condicionamento suem de maneira diferente. A genética desempenha um papel importante na transpiração, portanto uma pessoa pode ter mais glândulas sudoríparas do que a outra.

“Além disso, a resposta fisiológica do sistema nervoso autonômico termorregulatório de cada indivíduo reage de maneira diferente à temperatura e ao exercício”, diz Bryan. Em outras palavras, a maneira como seu corpo lida com as mudanças de temperatura pode ser diferente da de outra pessoa.

Suor emagrece/queima calorias: o que mais pode influenciar

Fatores externos também desempenham um papel nesse caso. “Consumir álcool ou cafeína antes de um treino pode fazer você suar mais”, observa Natasha. Depois, há suas roupas. As mais pesadas ou feitas de materiais sintéticos (como o poliéster) prendem mais calor e resultam em mais transpiração do que as mais leves ou feitas de fibras naturais (como algodão ou lã).

Mas e as calorias: suor emagrece? Suor em excesso queima mais calorias? Um treino mais intenso queima mais calorias do que um menos intenso. Mas lembre-se, transpirar demais não é necessariamente uma indicação de que você está se exercitando muito. Tome, como exemplo, uma aula de hot yoga, que é praticada em salas aquecidas. A atividade em si (yoga) é bastante suave e de baixa intensidade, mas você pode ficar encharcado de suor devido ao calor e à umidade.

Além do mais, só porque a balança fica um pouco mais baixa após uma corrida suada não significa que você queimou muita gordura. “Essa perda é apenas o volume da água, que geralmente volta quando você reidrata”, diz Natasha.

Afinal, suar emagrece? Suor em excesso queima mais calorias?

Muitas variáveis ​​diferentes influenciam no quão suado ou seco você ficará. Portanto, suar muito não significa necessariamente que você está fazendo um treino incrível – e não suar muito não significa necessariamente que você está pegando leve. Sim, essas gotículas são uma indicação de que seus músculos estão ativos e gerando calor suficiente para causar o aumento da temperatura corporal. Mas “simplesmente suar mais nem sempre se correlaciona com o esforço pesado”, explica Bryan.

A ciência confirma isso. Em um estudo da Universidade de Wisconsin-LaCrosse, os cientistas escolheram sujeitos saudáveis e em boa forma para participar de uma aula de yoga por uma hora em uma sala a 21°C. No dia seguinte, os voluntários fizeram a aula de yoga novamente, mas desta vez a temperatura da sala estava em 33°C. Obviamente, os sujeitos suaram muito mais e relataram sentir que estavam se esforçando mais na aula com a maior temperatura. Mas seus batimentos cardíacos eram os mesmos nas duas. Isso sugere que os corpos dos participantes não estavam trabalhando mais ao serem submetidos ao calor.

Conclusão

Suor em excesso não é um sinal de que você está emagrecendo ou queimando mais calorias. Você pode transpirar demais e não queimar muitas calorias ou gordura. Ou você pode estar quase sempre seco e queimar muitas calorias ou gordura. Seu nível de condicionamento físico, genética, consumo de álcool ou cafeína, o ambiente e o que você está vestindo desempenham um papel importante em quanto você sua durante o exercício.

Back to top